Marília de Dirceu – Parte I
Lira V
Os sítios formosos,
Aonde passava
Os anos gostosos?
São estes os prados,
Aonde brincava,
Enquanto passava
O gordo rebanho,
Que Alceu me deixou?
São estes os sítios?
São estes; mas eu
O mesmo não sou.
Marília, tu chamas?
Espera, que eu vou.”
(Tomás Antônio Gonzaga)
1º) Os versos acima refletem aproximação do autor com os princípios estéticos da poesia:
a) árcade
b) romântica
c) naturalista
d) modernista
e) parnasiana
2º) Assinale a alternativa que NÃO apresenta um elemento recorrente e característico da escola literária a que a poesia acima pertence.
b) vida pastoril
c) musas inspiradoras
d) pastores
e) linguagem rebuscada
3º) (UFLA 2015)
LIRA XIX
Enquanto pasta alegre o manso gado,
Minha bela Marília, nos sentemos
À sombra deste cedro levantado.
Um pouco meditemos
Na regular beleza,
Que em tudo quanto vive, nos descobre
A sábia natureza.
Atende, como aquela vaca preta
O novilhinho seu dos mais separa,
E o lambe, enquanto chupa a lisa teta.
Atende mais, ó cara,
Como a ruiva cadela
Suporta que lhe morda o filho o corpo,
E salte em cima dela.
[...]
Que gosto não terá a esposa amante,
Quando der ao filhinho o peito brando,
E refletir então no seu semblante!
Quando, Marília, quando
Disser consigo: “É esta
“De teu querido pai a mesma barba,
“A mesma boca, e testa.”
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu e Cartas Chilenas. São Paulo: Ática, 1999.
A estética do Arcadismo propõe um reencontro do homem com a natureza, já que a vida em sociedade o corrompe. Entretanto, essa relação com a natureza também pode revelar um discurso patriarcal, traduzido, no poema, pela ideia:
(A) De acordo com a natureza, as fêmeas são destinadas à procriação.
(B) O "eu lírico" masculino é quem convida Marília a observar a natureza.
(C) A mulher se compraz com as feições do filho, parecidas com as do esposo.
(D) De acordo com a natureza, a fêmea possui lugar de destaque no reino animal.
GABARITO
- A
- E
- A
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