Botânica

1º) (UFU 2016.2) Com relação à produção dos frutos pelas angiospermas, considere as afirmativas a seguir.

I.O pimentão e o milho são chamados de frutos indeiscentes, uma vez que não se abrem.
II.O caju é um pseudofruto derivado do pedúnculo da flor e não do ovário da flor.
III.A amora é um exemplo de infrutescência, ou seja, é um conjunto de frutos derivados de inflorescência.
IV.Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do grão de pólen.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

A) I e III.
B) I, II e III.
C) I, II e IV.
D) II e III.

2º) (UPE 2015) A cortiça é um tecido vegetal impermeável e flexível ao mesmo tempo, com estrutura que pode ser comprimida até a metade do seu volume, sem perder sua elasticidade. É amplamente utilizada para a produção de rolhas na vedação do vinho engarrafado. A cortiça só pode ser retirada de árvores com idade entre 25 e 30 anos e, após essa primeira extração, apenas a cada 9 anos, será possível sua retirada novamente. O principal país produtor da cortiça é Portugal, pois a árvore, que a origina, é muito comum no sul do país, principalmente na região de Alentejo. Qual tecido da planta fornece matéria-prima para produzir rolhas de cortiça?




a) Lenho
b) Esclerênquima paliçádico                                 c) Colênquima
d) Feloderme
e) Súber




(Disponível em: http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=3317)


3º) (UNICAMP 2016) De acordo com o cladograma a seguir, é correto afirmar que



a) A é Briófita, B é Pteridófita e C é Espermatófita.
b) C é Espermatófita, D é traqueófita e E é Angiosperma.
c) C possui sementes, D é Espermatófita e E é Angiosperma.
d) B é Briófita, D é traqueófita e E possui sementes




4º) (UERJ 2015) No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais.


           As letras A, B e C indicam, respectivamente, o momento em que surgem, ao longo do processo
evolutivo, as seguintes características dos vegetais:

(A) cutícula, sementes, tecidos vasculares
(B) embriões multicelulares, esporófito dominante, frutos
(C) esporófito dominante, embriões multicelulares, frutos
(D) gametângios multicelulares, tecidos vasculares, sementes

5º) (PUC-MG 2015) Um professor de botânica resolveu provocar seus alunos com a seguinte frase do cartunista Henfil:


        Ele pediu a seus alunos que, desconsiderando a licença poética e filosófica da frase, elaborassem enunciados que levassem em consideração a realidade e a diversidade da botânica para as estruturas vegetais citadas. A seguir, encontram-se quatro desses enunciados:

I.      Todo fruto verdadeiro se forma por desenvolvimento do ovário de uma flor.
II.    É possível haver fruto sem semente, mas não é possível haver semente sem fruto em vegetais     superiores.
III.  Os espinhos de cactáceas são folhas modificadas para a defesa e para a redução de perdas hídricas e não produzem sombra significativa nos caules fotossintetizantes.
IV.  A beleza das flores em muitos casos depende das formas e das cores da corola e está normalmente relacionada com a polinização por animais.

Sabendo-se que uma das frases apresenta erro, são CORRETAS:

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.

6º) (UEL 2015) As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas, as quais possuem características adaptativas que permitiram a conquista do ambiente terrestre com mais eficiência que o grupo das briófitas.
        Sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas que possibilitaram o sucesso das pteridófitas no ambiente terrestre, considere as afirmativas a seguir.

I.      A predominância da fase esporofítica.
II.    O aparecimento dos tecidos xilema e floema.
III.   O desenvolvimento de rizoides para fixação.
IV.   O surgimento dos esporos para reprodução.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

7º) (UFRGS 2016) No processo evolutivo das Angiospermas, ocorreram vários eventos relacionados à reprodução.

Assinale a afirmação correta em relação a esses eventos.

(A) Os insetos visitam as flores para alimentar-se dos carpelos, o que favorece a fecundação.
(B) As aves que se alimentam de frutos carnosos são os principais agentes de polinização dessas espécies.
(C) Estames longos favorecem a dispersão dos frutos pelo vento e por insetos.
(D) A dispersão dos frutos pela água foi uma conquista das angiospermas mais evoluídas.
(E) A interação entre plantas, polinizadores e dispersores de sementes é, em sua maioria, mutualística.

8º) (UPE 2014) Leia o texto a seguir:

Insatisfeito com uma árvore na sua calçada, um sujeito decidiu matá-la sem deixar suspeitas, cometendo um crime ambiental por não ter solicitado autorização à prefeitura. Com um artefato cortante, retirou um anel completo da casca, conforme mostra a figura a seguir. Entretanto, um morador do bairro, ao perceber que a árvore estava morrendo, chamou um analista ambiental da prefeitura, especialista em Botânica, para emitir um parecer técnico.



        Assinale a alternativa que representa corretamente o parecer do perito quanto à morte da árvore com a retirada da casca.

a) Interrompeu o fluxo de seiva elaborada das folhas em direção às raízes, expondo o xilema.
b) Permitiu que fungos e bactérias nocivas colonizassem o floema, levando à putrefação do caule.
c) Interrompeu o fluxo da seiva bruta das folhas para os órgãos consumidores, expondo o floema à dessecação.
d) Expôs os vasos condutores do xilema e floema à dessecação, evitando o transporte de água da raiz às folhas aos galhos.
e) Reduziu a taxa fotossintética das células do tecido caulinar até níveis insustentáveis para a árvore.

9º) (UPE 2014) A evolução das plantas terrestres se deu a partir de plantas aquáticas, provavelmente algas clorofíceas multicelulares, relativamente complexas, há aproximadamente 500 milhões de anos. Entretanto, a conquista do ambiente terrestre necessitou de uma série de adaptações que permitissem sua sobrevivência e seu ciclo de vida.
Os problemas enfrentados pelas espécies de plantas terrestres estão relacionados a seguir:


Correlacione as adaptações evolutivas das plantas terrestres aos problemas listados acima. Assinale a alternativa que apresenta a respectiva correlação.


   a) I- Epiderme e          Súber
II- Caule e raiz
III- Esporângeo e Flores
IV-Estômatos
V- Vasos condutores


   b) I- Caule e raiz

II- Epiderme e Súber

III- Estômatos

IV- Epiderme e Súber

V- Vasos condutores


   c) I- Esporângeo e       Flores

II- Estômatos

III- Caule e raiz

IV- Caule e raiz

V- Vasos condutores


   d) I- Estômatos

II- Epiderme e Súber

III- Vasos condutores

IV- Caule e raiz

V- Esporângeo e Flores


   e) I- Estômatos

II- Epiderme e Súber

III- Esporângeo e Flores

IV- Vasos condutores

V- Caule e raiz

10º) (UFLA 2016) No esquema abaixo, os algarismos indicam as partes vegetativas e as partes reprodutivas de uma flor:


Associe as partes I, II, III e IV da flor à sua função.

a- Proteção dos órgãos reprodutores
b- Formação de grãos de pólen
c- Deposição dos grãos de pólen
d- Atração de polinizadores

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

(A) I - b    II - d     III - a     IV - c
(B) I - a    II - b     III - c     IV - d
(C) I - b    II - a     III - c     IV - d
(D) I - a    II - d     III - b     IV - c

11º) (UFLA 2015) Plantas de diferentes grupos taxonômicos foram cultivadas:

Grupo I – Bryophyta
Grupo II – Pteridophyta
Grupo III – Gymnospermae
Grupo IV – Angiospermae

Considerando as características das plantas constantes dos grupos mencionados, assinale a alternativa em que se realizou o cultivo CORRETO.

(A) Plantas dos grupos III e IV foram cultivadas a partir de sementes e desenvolveram frutos.
(B) Plantas dos grupos I, III e IV foram cultivadas a partir de sementes coletadas em seus habitats.
(C) Plantas dos grupos I e II foram cultivadas em ambientes úmidos e sombreados para que fossem bem-sucedidas.
(D) Plantas dos grupos II, III e IV foram cultivadas em áreas de grandes extensões, pois apresentam crescimento secundário.
I-





12º) (UFU 2015) Considere o quadro a seguir em que os algarismos romanos de I a IV representam os principais tecidos vegetais, e os algarismos arábicos de 1 a 4 indicam algumas características, a constituição e as funções desses tecidos.


       Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses tecidos vegetais, com suas respectivas características, constituição e funções.

A) I 3, II 1, III 4 e IV 2.
B) I 1, II 2, III 3 e IV 4.
C) I 3, II 4, III 1 e IV 2.
D) I 4, II 3, III 1 e IV 2.

13º) (UEM 2015) Sobre os diferentes órgãos vegetais utilizados na alimentação humana, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Gengibre, cebola, beterraba e mandioca são exemplos de raízes.
02) Tomate, uva, goiaba e pepino são classificados como frutos do tipo baga.
04) A banana é um exemplo de fruto partenocárpico, dentro da qual os pontos escuros correspondem aos óvulos não desenvolvidos.
08) A semente de soja é encontrada dentro de um fruto seco deiscente conhecido como legume.
16) A cana-de-açúcar apresenta caule do tipo estipe, encontrado nas monocotiledôneas.













GABARITO

  1. D
  2. E
  3. D
  4. D
  5. B
  6. A
  7. E
  8. A
  9. A
  10. D
  11. C
  12. C
  13. 02+04+08=14

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