Genética

1. (UFU 2015.2) Em uma determinada raça de cão há três possibilidades de cores de pelo: preta, amarela e marrom. O alelo M é responsável pela cor preta, e seu alelo recessivo, pela cor marrom. O gene E, não alélico de M, condiciona o depósito de pigmento preto ou marrom no pelo. Já o alelo recessivo (e) impede esse depósito, originando o pelo amarelo.

No cruzamento entre dois cães dessa raça, um de pelo preto heterozigoto para os dois pares de genes e outro marrom descendente de uma mãe amarela, espera-se na descendência uma proporção fenotípica de:

A) 6 pretos: 2 amarelos.
B) 3 pretos: 3 marrons: 2 amarelos.
C) 3 pretos: 5 marrons.
D) 4 pretos: 3 marrons: 1 amarelo.

2. (UPE 2016)
Qual alternativa explica o ocorrido?

a) A gatinha é diferente da mãe biológica (Marie), pois a gata que a gestou possui genoma distinto,
contribuindo com um dos X.
b) A inativação do X fez a gatinha heterozigota expressar um dos alelos em certas áreas do corpo, e o
outro alelo, nas demais regiões, de forma aleatória.
c) Para haver sucesso na clonagem, o espermatozoide e o óvulo precisariam ter sido de um tio e de
Marie, respectivamente, para que os cromossomos X possuíssem alelos diferentes.
d) Como a herança é multifatorial, além dos genes implicados, a dieta deveria ter sido cuidadosamente
planejada para se obter o mesmo padrão de pelagem.
e) A condensação dos cromossomos X ocorre após o primeiro ano de idade, logo o padrão da
pelagem só estará definido após esse período.



3º) (UERJ 2016) Em algumas raças de gado bovino, o cruzamento de indivíduos de pelagem totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivíduos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas.
Admita um grupo de indivíduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20 indivíduos de coloração totalmente vermelha, 40 indivíduos com pelagem malhada e 20 indivíduos com coloração inteiramente branca.
O resultado desse cruzamento é exemplo do seguinte fenômeno genético:

(A) epistasia
(B) pleiotropia
(C) dominância
(D) codominância

4º) (UFU 2015.2) Uma espécie de tomateiro apresenta os genes A, D, E e F, ligados a um determinado cromossomo, que determinam a cor e textura das folhas, a morfologia do fruto e as cores do caule.

As frequências de crossing-over encontradas nos cruzamentos testes para dois pares de genes foram:

Qual é a sequência desses genes localizados no mesmo cromossomo?

A) EFAD.
B) DEFA.
C) AFED.
D) FDEA.

5º) (IFCE 2015) Doroteia e seu marido conseguem distinguir o verde do vermelho e nunca manifestaram problemas de coagulação sanguínea. O pai de Doroteia é daltônico, e sua mãe é hemofílica. Considerando-se que a herança de ambas características (daltonismo e hemofilia) está associada ao cromossomo sexual X, a probabilidade de os filhos e as filhas de Doroteia, respectivamente, apresentarem pelo menos uma dessas características é de

A) 25% e 75%.
B) 75% e 25%.
C) 50% e 50%.
D) 100% e 0%.
E) 0% e 100%.


6º) (PUC-MG 2015) Darwin sugeriu que os organismos não eram imutáveis. Pequenas modificações surgiam a cada nova geração e algumas delas podiam tornar os seres vivos mais bem adaptados ao ambiente. No contexto de evolução e especiação, é correto afirmar, EXCETO:

a) Nem todas as modificações favoráveis se mantinham nas gerações subsequentes, principalmente no caso de espécies com baixo número de descendentes.
b) Os organismos mais adaptados tendem a sobreviver por mais tempo atingindo a maturidade sexual e podendo transferir genes com valor adaptativo aos descendentes.
c) O acúmulo de pequenas diferenças em uma determinada população, ao longo do tempo, pode levar à formação de uma nova espécie.
d) A seleção artificial, derivada de ações humanas, não interfere no processo de seleção natural.

7º) (UPE 2014) A determinação do sexo nos seres vivos está condicionada a diversos sistemas que envolvem processos e mecanismos distintos, importantes para a perpetuação e manutenção das espécies. Na maioria dos casos, é determinado por mecanismos genéticos, que caracterizam os sexos opostos. Em alguns grupos de organismos, um par de cromossomos sexuais é diferenciado no cariótipo de indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino; em outros, não há diferenças morfológicas entre os cromossomos, embora alguns deles contenham os genes que definem os sexos.

Em relação aos sistemas de determinação do sexo, analise as afirmativas a seguir:













Estão CORRETAS, apenas,

a) I, II, IV e V.
b) I, II, III e V.
c) I, II e V.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III.

8º) (UFU 2015) O quadro abaixo apresenta a distribuição de cinco alelos cujas combinações fenotípicas são responsáveis pela cor do olho em uma certa espécie de abelha.


          Com base nas informações do quadro, qual a ordem de dominância dos diferentes alelos?

A) bp > bm > bn > bc > b.
B) bm > bp > bn > bc > b.
C) bm > bp > bc > b > bn.
D) bp > b > bc > bn > bm.

9º) (UEM 2015) Considerando os conceitos de Genética, assinale o que for correto.

01) De acordo com a lei da segregação cada par de alelos presente nas células diplóides separa-se na meiose, sendo que cada célula haplóide recebe apenas um alelo do par.
02) O termo “herança monogênica” é usado em casos onde apenas um par de alelos de um gene está envolvido na herança da característica, como por exemplo a sensibilidade ao PTC (feniltiocarbamida) na espécie humana.
04) O cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos para um gene produzirá descendência de 75% de indivíduos com traço dominante e de 25% com traço recessivo.
08) Alelos múltiplos ocorrem quando um indivíduo heterozigoto apresenta dois alelos diferentes de um gene, não apresentando um fenótipo intermediário, mas sim os dois fenótipos simultaneamente.
16) Epistasia ocorre quando a ação do meio atua de forma a imitar um caráter congênito provocando alguma anomalia no indivíduo afetado.

10º) (MACKENZIE 2015) Um homem daltônico e destro, filho de pai canhoto, casa-se com uma mulher de visão normal e canhota. O casal tem uma criança do sexo masculino daltônica e destra. Considerando que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao X e o uso da mão esquerda é determinado por um gene autossômico recessivo, é correto afirmar que

a) a criança herdou o gene para o daltonismo do pai.
b) a mulher é heterozigota para ambas as características.
c) todos os filhos do sexo masculino desse casal serão daltônicos.
d) esse casal pode ter filhas daltônicas.
e) todas as crianças desse casal serão destras


GABARITO

  1. B
  2. B
  3. D
  4. D
  5. D
  6. D
  7. C
  8. B
  9. 01+02+04 = 07
  10. D

Nenhum comentário: