Nessa situação, o acrílico é quase transparente porque
A) seu índice de refração é muito próximo ao da água da piscina.
B) o ângulo da luz incidente sobre ele é igual ao ângulo de reflexão.
C) absorve toda a luz do meio externo que nele é incidida.
D) refrata toda a luz que vem do fundo da piscina.
2º) (UPE/SSA2 2016) Uma barra delgada está em uma temperatura na qual o seu comprimento é igual L0 = 100 cm. A barra, de coeficiente de dilatação linear 8,0 x 10-5 ºC-1, é, então, colocada a uma distância d= 0,8 m do vértice de um espelho curvo. O espelho possui um raio de curvatura de 160 cm.
Para se fazer a imagem crescer meio centímetro, pode-se

a) aproximar a barra em 15 cm.
b) afastar a barra em 10 cm.
c) aquecer a barra em 40 ºC.
d) esfriar a barra em 10 ºC.
e) aquecer a barra em 125 ºC.
Para se fazer a imagem crescer meio centímetro, pode-se

a) aproximar a barra em 15 cm.
b) afastar a barra em 10 cm.
c) aquecer a barra em 40 ºC.
d) esfriar a barra em 10 ºC.
e) aquecer a barra em 125 ºC.
3º) (UPE/SSA2 2016) No dia 29 de maio de 1919, uma equipe de astrônomos ingleses visitou a cidade de Sobral, no Ceará, na tentativa de comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, publicada em 1915. O objetivo da comitiva era verificar se a luz que vinha de uma estrela sofreria algum desvio ao passar nas proximidades do Sol. Nessa teoria, movimentos sob a ação de campos gravitacionais são compreendidos como movimentos em um espaço curvo, conforme mostra a figura a seguir. Nela ilustramos como a massa do Sol muda a nossa percepção da posição de uma estrela. Que tipo de instrumento óptico representa, de forma mais precisa, a função da massa do Sol na alteração do caminho da luz?
a) Espelho plano
b) Espelho côncavo
c) Espelho convexo
d) Lente convergente
e) Lente divergente
4º) (IFPE 2016) Um homem está parado a 2 m diante de um espelho plano vertical. Afastando 3 m o espelho do ponto onde se encontrava, a distância que passa a separar a primeira imagem da segunda imagem mede:

a) 3 m.
b) 4 m.
c) 6 m. d) 5 m.
e) 9 m.
5º) (PUC-MG 2015) Os faróis de 2 carros que se movimentam em uma estrada emitem feixes de luz. Em certo instante, os faróis se interceptam. Assinale a opção que descreve CORRETAMENTE o que acontece após o cruzamento dos feixes.
a) Um feixe se reflete no outro feixe.
b) Os dois feixes se juntam formando um único feixe.
c) Os feixes continuam sua propagação como se nada tivesse acontecido.
d) Os feixes diminuem de intensidade.
6º) (IFCE 2015) Um objeto de 4 cm de altura é colocado a 30 cm de um espelho côncavo, cuja distância focal é de 10 cm. Sobre a imagem formada pelo objeto, é correto afirmar-se que ela tem
A) 2 cm de altura, é virtual e direita.
B) 2 cm de altura, é real e invertida.
C) 4 cm de altura, é real e direita.
D) 2 cm de altura, é virtual e invertida.
E) 4 cm de altura, é real e invertida.
7º) (IFPE 2014) Em um estúdio de fotografia, o fotógrafo precisa compor uma foto em que apareça determinada quantidade de bonecos de brinquedo, todos iguais. Para conseguir tal feito, ele usa um artifício da óptica geométrica para aparecerem na foto um número de bonecos maior do que na verdade ele possui como “modelos”. O fotógrafo consegue fazer isso colocando os 2 bonecos iguais que ele dispõe em pé, na frente de dois espelhos planos e verticais que formam entre si um ângulo de 60º, como ilustra a figura a seguir.
Quantos bonecos, no total, vão aparecer nessa foto?
b) 8
c) 10
d) 12
e) 14
8º) (UPE 2014) Um objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho côncavo de raio de curvatura igual a 6,0 cm. A partir disso, é possível observar que uma imagem real foi formada a 12,0 cm de distância do vértice do espelho. Dessa forma, é CORRETO afirmar que o objeto encontra-se a uma distância do vértice do espelho igual a
a) 2,0 cm
b) 4,0 cm
c) 5,0 cm
d) 6,0 cm
e) 8,0 cm
9º) (UECE 2016) Em uma projeção de cinema, de modo simplificado, uma película semitransparente contendo a imagem é iluminada e a luz transmitida passa por uma lente que projeta uma imagem ampliada. Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que essa lente é
A) divergente.
B) convergente.
C) plana.
D) bicôncava.
10º) (UECE 2016) O periscópio é um instrumento ótico de uso bastante difundido em submarinos. O instrumento é utilizado para observação da superfície com o submarino ainda mergulhado. O princípio básico de funcionamento desse instrumento é a reflexão sucessiva da imagem por dois espelhos planos. No caso de um raio de luz horizontal incidir no espelho fora d’água, esse raio é refletido em uma direção vertical e posteriormente refletido pelo espelho no interior do submarino, de modo a sair do periscópio horizontalmente. Supondo que cada espelho absorva 50% do raio de luz incidente, a razão entre a intensidade da luz que incide no instrumento e a que sai do segundo espelho é
A) 1/2.
B) 4.
C) 1/4.
D) 1.
11º) (UFLA 2015) A cabine do provador de uma loja de roupas tem no seu interior um espelho esférico de 1 metro de altura por 1 metro de largura. As imagens vistas nele são direitas e ampliadas. É CORRETO afirmar:
A) O espelho é côncavo e a imagem é real
B) O espelho é convexo e a imagem é real
C) O espelho é côncavo e a imagem é virtual
D) O espelho é convexo e a imagem é virtual
B) O espelho é convexo e a imagem é real
C) O espelho é côncavo e a imagem é virtual
D) O espelho é convexo e a imagem é virtual
GABARITO
- A
- E
- D
- C
- C
- B
- D
- B
- B
- B
- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário